Fernando Siqueira Carvalho é um grande admirador da história automobilística e hoje, o especialista nos contou um pouco sobre a indústria automobilística no Brasil e sua trajetória. Vem conferir:
A indústria automobilística, segundo Fernando Siqueira Carvalho, chegou ao Brasil no dia 25 de novembro de 1891, quando o primeiro carro importado desembarcou no porto de Santos. Se tratava de um Peugeot com motor Daimler a gasolina e era muito semelhante a uma charrete.
Fernando Siqueira Carvalho revela, também, que o primeiro acidente só veio a acontecer 6 anos depois, no ano de 1897, quando Olavo Bilac (poeta) colidiu com uma árvore, não havendo ferimentos graves.
O Brasil foi um dos primeiros países a produzir um protótipo de um carro, ficando pronto em 1905. Fernando Siqueira Carvalho conta que a indústria nacional teve início no ano de 1919, quando o país recebeu sua primeira linha de montagem do Ford Modelo T e, anos depois, General Motors, ambas baseadas na capital paulista.
Fernando Siqueira Carvalho explica que, entre os anos 1920 e 1939, apenas no estado de São Paulo, o número de carros saltou estrondosamente, indo de 5 mil para 43 mil.
Até então, só haviam montagens de carro por aqui e durante o governo do presidente Getúlio Vargas, duas iniciativas foram inauguradas, sendo elas a CSN (Siderúrgica Nacional) e a FNM (Fábrica Nacional de Motores) no Rio de Janeiro. E é então, que no ano de 1956, o primeiro carro 100% nacional foi criado.
Fernando Siqueira Carvalho ressalta que os avanços foram muitos e, nos dias atuais, o Brasil possui 20 empresas competindo no mercado, com 65 fábricas em 11 estados.