De acordo com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, cálculo renal (popularmente conhecido como pedra nos rins), também pode ser causado por um componente genético, sendo assim, é comum que várias pessoas da mesma família apresentem sinais do problema.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que, no entanto, a maioria dos casos são diagnosticados em homens, porque, além da questão genética, costumam transpirar mais que as mulheres, aumentando os riscos.
A doença é mais frequente na idade adulta, mas pode ser desencadeada ainda na infância, em crianças com predisposição, por mais que seja consideravelmente raro, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que pode acontecer, pois o sistema urinário fica suscetível a doenças congênitas que podem facilitar a = criação dos cálculos precoces
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que a melhor forma de se prevenir é manter-se hidratado, ingerindo a quantidade correta de água durante o dia. Observar a cor da urina pode ajudar a entender como está a saúde do seu corpo, sendo assim, se sua urina apresentar um odor forte e cor escura, entenda como um sinal para a ingestão de mais líquidos, pois o aspecto da urina deve ser transparente.
O urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta ainda que o tratamento varia de acordo com o caso e o paciente. Por isso, é necessário procurar a causa da formação dos cristais por meio de exames e, apenas dessa forma, o especialista poderá buscar o método mais eficiente para tratar o problema que pode ser feito tanto por meio de medicamentos, como por meio de litotripsia, cirurgia para a quebra das pedras nos rins.
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta ainda que, após o diagnóstico das pedras nos rins, o paciente deve procurar o especialista a cada três meses para realizar exames e fazer um controle do cálculo. Agende sua consulta com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e comece a cuidar de sua saúde hoje mesmo!