Se você já pesquisou sobre investimentos, provavelmente já deve ter se deparado com o termo “mercado financeiro”. O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que é importante conhecer sobre esse conceito. Isso porque, ele corresponde ao ambiente de negociações de mercadorias como moedas estrangeiras, ações, títulos, produtos agrícolas, entre outros. Dessa forma, para entender mais sobre esse mercado e descobrir os seus principais segmentos, continue a leitura deste artigo!
Sobre o mercado financeiro
O mercado financeiro é um tema comentado por diferentes pessoas, não é mesmo? Isso porque, ele possui grande relevância no Brasil, já que é o ambiente em que ocorre a comercialização de câmbios, valores mobiliários — como ações e títulos — e mercadorias como ouro e produtos agrícolas. Desse modo, seu principal objetivo é o de facilitar a negociação entre as instituições que oferecem essas opções e os investidores que as compram.
Como funciona
Nesse sentido, saiba que o mercado financeiro é formado por algumas partes como os investidores — que irão aplicar o seu dinheiro em algum investimento —, os tomadores de recursos — que irão utilizar o valor emprestado para algum objetivo — e as instituições responsáveis por fiscalizar e mediar essas negociações. Assim, após determinado período, os investidores poderão resgatar o capital investido com o acréscimo de juros. Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é importante entender sobre esse funcionamento.
Segmentos do mercado financeiro
O mercado financeiro é dividido em quatro segmentos, que são classificados conforme suas características. O primeiro deles é o cambial, que envolve as negociações de trocas de moedas estrangeiras. As empresas de importação e exportação são as principais instituições que participam desse campo. Outrossim, saiba que o Banco Central do Brasil é o órgão responsável por administrar e fiscalizar as operações desse tipo.
Mercado monetário
O segundo ramo do mercado financeiro é o monetário, que agrupa as transações que ocorrem em um curto período de tempo. Os principais investimentos desse ramo são os títulos do Tesouro, disponibilizados por instituições financeiras e o Banco Central. Conforme pontua Haroldo Dalazoana Afonso Durães, as operações desse mercado são fundamentais para a economia do país. Isso porque, elas irão garantir a liquidez do sistema financeiro.
Mercado de capitais
O terceiro mercado é o de capitais, o qual inclui, principalmente, as negociações da bolsa de valores. Nesse ramo, as empresas irão captar recursos para suas operações através de ações, títulos e debêntures disponibilizados para os compradores. Assim, por meio desse segmento é possível aproximar as instituições e os investidores, além de facilitar o acesso do público a investimentos mais rentáveis. Interessante, não?
Mercado de crédito
O quarto e último ramo do mercado financeiro é o de crédito, que envolve, especialmente, as operações de crédito entre clientes e instituições financeiras (como os bancos). Dessa maneira, as principais negociações desse segmento são os empréstimos e financiamentos. Vale ressaltar que o Banco Central do Brasil também é o órgão responsável por fiscalizar e controlar essa área. O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães comenta que é importante ter fiscalização nessas atividades.
E então, já conhecia algum desses segmentos?