O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente exerce a função de cirurgião geral, com especialidade em prostatectomia robótica, uma cirurgia minimamente invasiva, contra a cura do câncer de próstata. Com mais de 20 anos de experiência na área, o especialista explica quais são os principais problemas do aparelho urinário.
É de extrema importância que a qualquer sinal ou sintoma de uma possível alteração no sistema urinário, como dor, odor, presença de sangue ou urina espumosa, consultar um médico urologista para que exames sejam feitos e, assim, encontrar uma causa e iniciar o melhor tratamento. Confira agora alguns problemas que precisam de intervenção médica.
- Infecção urinária: Mesmo sendo mais comum em mulheres, o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta que os homens também têm, por isso o cuidado é de todos. A infecção se dá pela proliferação de microorganismos, bactérias ou fungos, em qualquer parte do sistema urinário, que causa desconforto, dor e queimação na hora de urinar. A enfermidade pode ser classificada em três tipos: cistite, uretrite e nefrite.
- Insuficiência renal: A patologia é caracterizada pela dificuldade do rim em filtrar sangue corretamente, o que promove o acúmulo das substâncias nocivas que deveriam ser eliminadas do organismo. Isso pode acarretar em doenças, como aumento da pressão arterial, falta de ar, palpitações e desorientação. Quando diagnosticada é possível revertê-la com o uso de medicamentos e através de alimentação saudável, para evitar a sobrecarga dos rins. Nos casos mais grandes é recomendado a hemodiálise para que o sangue seja filtrado corretamente e não acumule substâncias.
- Cálculos renais: O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que os cálculos renais são popularmente chamados de pedras no rins e podem ser eliminados pela urina. No entanto, se ela for muito grande, pode ter dificuldade em percorrer o canal urinário e causar bastante dor, principalmente na região lombar, o que pode levar a presença de sangue na urina. Estudos comparam essa dor com a do parto. O tratamento pode variar bastante a depender da intensidade dos sintomas, do tamanho e localização do cálculo. Tudo isso é verificado por meio de exames de imagem que ajudam a auxiliar o médico a recomendar o uso de medicamentos para aliviar a dor e ajudar a eliminar a pedra ou intervenção cirúrgica, caso a obstrução da uretra seja muito grande. Um bom jeito de evitar o problema é levar um ritmo de bons hábitos de vida, como prática de exercícios físicos, ingestão de água e alimentação balanceada.