Essas falhas podem causar graves consequências aos consumidores e danos à marca
A incorporação de tecnologias como automação, deep learning, internet das coisas e inteligência artificial permite a inspeção de produção sem custos adicionais, identificando falhas que o monitoramento humano não consegue detectar. Juliano Moura, gerente de automação da Soma Solution, destaca que a empresa distribui no Brasil produtos da Hikrobot, incluindo sensores de visão e robôs móveis, aplicáveis a diversos segmentos da indústria, como metal-mecânica, alimentícia, farmacêutica, veterinária e cosmética.
“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa. Podem identificar um erro no produto, em uma linha de produção, ou um erro em uma embalagem; a ausência de rótulo – ou a presença mas fora dos padrões de impressão ou fixação”, enumera Moura. Tudo isso, sublinha ele, em uma velocidade e precisão que escapam à capacidade humana.
Ele exemplifica a eficiência da inspeção automatizada citando uma grande indústria de bebidas que produz 15 garrafas por segundo, onde a inspeção humana não consegue identificar pequenas falhas. Essas falhas podem causar graves consequências aos consumidores e danos à marca.
Moura destaca que a inspeção automatizada evita desperdícios ao identificar erros que inviabilizam a comercialização, como embalagens imperfeitas em cosméticos. Ele também menciona a importância do cumprimento de exigências rigorosas, como na indústria frigorífica que exporta para países árabes, onde a inspeção automatizada garante que os frangos estejam completamente sem sangue.
“É uma parceria técnico-comercial estratégica, que abrange todo o território brasileiro, buscando moldar desde a política comercial até a customização dos produtos para a indústria brasileira, demandando grau de investimento compatível com a realidade atual do setor”, destaca o executivo da Soma Solution.