Se você é um trabalhador e vai entrar com uma ação contra uma determinada empresa, Daniel Brito Loyola, proprietário da Just.Tec, acredita que existem fatores primordiais que você saiba antes de dar início ao processo. Pensando nisso, neste artigo, você poderá entender alguns pormenores que poderão fazer toda a diferença durante as etapas do processo. Para saber mais, continue a leitura!
O que é um processo trabalhista?
Em primeiro lugar, de acordo com a Just.Tec, um processo trabalhista nada mais é que uma ação movida contra uma determinada empresa. De maneira geral, acontece quando um trabalhador entende os direitos pelos quais é amparado na Justiça do Trabalho e percebe que houve a violação ou o não cumprimento de algumas dessas normas que estão previstas por lei.
Fases dos processos trabalhistas
Em segundo lugar, a Just.Tec considera importante que você saiba que o processo trabalhista passa por algumas fases de acordo com o tipo de processo. Sendo assim, temos a fase de Jurisdição Voluntária, em que há o acordo entre ambas as partes; a fase do processo de Jurisdição Contenciosa, quando não há acordo extrajudicial; e o Dissídio Coletivo, quando uma categoria ou grupo entra com uma ação judicial contra a empresa.
Quanto tempo dura um processo trabalhista?
Um outro fator importante, de acordo com a Just.Tec, é entender quanto tempo dura esse tipo de ação. De acordo com informações cedidas pela Justiça do Trabalho, nos últimos anos as ações têm demorado cerca de 260 dias na 1ª instância, 310 dias na 2ª instância e 582 dias em tramitação do TST. Isto é, estamos falando de um processo que pode levar até anos para ser concluído.
Conheça o crédito trabalhista
Além de todos os fatores citados anteriormente, é necessário que você saiba que, ao entrar com um processo trabalhista, você tem direito de receber seus créditos de direito. Ou seja, de acordo com a Just.Tec, um valor determinado pelo juiz responsável pelo caso para reparar os danos que foram causados pela empresa em questão. Porém, o valor pode levar um determinado tempo para chegar às mãos do trabalhador.
Por esse motivo, muitas vezes, fazer a cessão do crédito trabalhista pode ser uma solução bastante interessante. Assim, segundo a Just.Tec, o trabalhador repassa parte ou a totalidade do valor estipulado para uma empresa compradora, e recebe o crédito em conta em até 7 dias úteis. Assim, o débito é pago quando o valor for destinado para a conta do reclamante.
Conte com a Just.Tec
Muitas pessoas ainda têm receio de fazer a cessão dos créditos trabalhistas. Porém, a Just.Tec, uma empresa compradora, garante que esse tipo de negociação está dentro da lei e deve ser realizado com a presença dos advogados do reclamante. Assim, o trabalhador garante que a negociação seja favorável para ele, além de não precisar mais esperar para ter o valor em conta.
E aí, esse tipo de serviço te interessa? Então não deixe de conhecer a Just.Tec hoje mesmo!