Preparar-se para correr sua primeira maratona pode parecer uma tarefa assustadora, mas segundo o atleta Giampiero Rosmo, com o planejamento certo e a mentalidade adequada, você pode tornar essa primeira experiência apenas no início da sua jornada como um maratonista. Para entender melhor sobre como deve ser o preparo da sua primeira corrida e quais as dicas essenciais para os maratonistas iniciantes, acompanhe essa leitura!
Estabelecendo metas e um plano de ação
Antes de começar a treinar, é importante estabelecer metas realistas e alcançáveis. Dessa forma, não se coloque sob pressão desnecessária tentando correr uma maratona em um tempo recorde, mas concentre-se em completar a corrida sem prejudicar a sua saúde, assim como frisa Giampiero Rosmo.
Além disso, encontre um plano de treinamento adequado às suas habilidades e nível de condicionamento físico. Existem muitos programas disponíveis online, mas você também pode procurar a orientação de um treinador pessoal que promova uma combinação de corrida, treinamento de força e descanso em seu plano, a fim de evitar lesões e melhorar o seu desempenho.
Não dê um passo maior que a perna
Não tente correr uma maratona na primeira semana de treinamento. Ao invés disso, aumente a distância gradualmente ao longo do tempo para permitir que seu corpo se adapte ao estresse da corrida de longa distância. Sempre comece com distâncias mais curtas e aumente gradualmente a quilometragem a cada semana, sempre respeitando os seus limites.
Também invista em um bom par de tênis de corrida que ofereçam suporte e amortecimento adequados para seus pés. Vista roupas confortáveis e respiráveis, especialmente aquelas feitas de tecidos que absorvem o suor e evitam irritações na pele. Segundo o atleta Giampiero Rosmo, não se esqueça de usar um relógio ou aplicativo de corrida para acompanhar seu tempo e distância.
Mantenha uma alimentação balanceada
Outro ponto muito importante é a manutenção de uma boa alimentação. Conforme Giampiero Rosmo, com uma dieta bem equilibrada e que promova mais energia e nutrientes, é possível se preparar muito mais rápido para a sua primeira maratona de sucesso. Além disso, ao falar de uma alimentação saudável, também é preciso investir na hidratação adequada. Sendo assim, não deixe de tornar sua garrafa de água em uma companheira do dia a dia.
O descanso como arma para o sucesso dos treinos
Não subestime a importância do descanso e da recuperação durante o treinamento para uma maratona. Essa é uma das dicas mais importantes, pois muitos atletas iniciantes não se deixam descansar e acabam se lesionando. Por isso, sempre faça alongamentos e use técnicas de recuperação, como massagem e compressão, para aliviar a tensão muscular e acelerar a recuperação dos músculos.
Aproveite o seu tempo de preparo
Por fim, lembre-se de aproveitar a jornada e se divertir ao longo do caminho. Afinal, assim como pontua o atleta Giampiero Rosmo, a preparação para uma maratona é uma oportunidade para se desafiar, crescer e se superar. Então, sempre se lembre de que o importante não é apenas o destino, mas também o percurso que o leva até lá.