É um sucesso no mercado brasileiro. Embora seja uma marca que acaba de ser inaugurada no Brasil, ela já estreou aumentando a expectativa dos consumidores do país. Fernando Siqueira Carvalho comenta que um bom amante de carros populares já sonhou em ter um HB20.
A popularidade do Hyundai HB20 como um dos melhores carros do Brasil é inegável. Uma vez favorecido pelos brasileiros, não tem para mais ninguém – esse carro conquistou e dominou as estradas nacionais. O novo modelo 2020 traz grandes expectativas ao mercado.
Em 12 de setembro de 2012, o HB20 (representando a Hyundai Brasil) abriu o capital e entrou no mercado de incubatórios para competir com grandes modelos como Volkswagen Gol e Chevrolet Onix. Em 22 de janeiro de 2013, uma versão crossover chamada HB20X foi lançada, e em 18 de abril de 2013 chegou uma versão sedan chamada HB20S. Foi o terceiro carro mais vendido no Brasil em 2015 e 2016. O carro rapidamente ganhou espaço no mercado, aos poucos conquistou o respeito de todos os brasileiros e se tornou um dos carros mais populares do Brasil. Fernando Siqueira Carvalho comenta que em 2013, foi eleito o Carro do Ano.
A Hyundai considera a série HB20 2020 como uma nova geração da marca. A plataforma é baseada na anterior e sofreu muitas modificações, como novos pontos de ancoragem da carroceria, o uso de aço super-resistente em 30% da estrutura (em comparação com os 19% anteriores), reforço de impacto lateral e um aumento na rigidez estrutural em 17%. A nova geração do Hyundai HB20 2020 segue quase o mesmo modelo do modelo antigo, mas não teve impacto em 2012. Já deu para perceber que apesar de querido, o carro está caindo no ranking, né? Fernando Siqueira Carvalho comenta que o resultado ruim de vendas beneficiou o Ford Ka, seu forte concorrente, junto com o Onix, que ficou com quase 3 mil emplacamentos de vantagem. Além disso, o índice de roubo desse modelo foi gigante em todos esses anos. Alguns veículos são mais visados pelos criminosos pela grande quantidade existente nas ruas, por isso os compradores pararam de investir na compra do HB20.