Impotência sexual se refere a qualquer tipo de disfunção que venha a prejudicar a vida sexual, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Geralmente se trata da dificuldade de manter uma ereção firme por um dado momento de tempo, prejudicando a vida do homem e do casal como um todo, é a chamada disfunção erétil.
Configura-se como impotência sexual quando há um quadro repetitivo de disfunção erétil, pois se ocorrer de forma esporádica é uma eventualidade isolada, não necessariamente um indicativo para algum desarranjo sexual. O nervosismo, por exemplo, é um fator crucial para a ocorrência deste tipo de situação.
Além disso, como mencionado, a impotência sexual pode não estar atrelada apenas à disfunção erétil, mas sim com a falta de libido e desejo sexual, por exemplo. Essas causas podem ser ocasionadas pela ingestão de medicamentos; a ejaculação precoce, bem como a retardada também são indicativos de um distúrbio nesse campo, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.
Para fins diagnósticos, o médico além de analisar as condições físicas e anatômicas do paciente, analisa as questões psíquicas também, tendo em vista que são essas as maiores causadoras dos possíveis problemas acerca da disfunção sexual do homem, sendo responsável por 70% dos casos, o estresse e ansiedade são os mais recorrentes, sendo a segunda a principal. Vale ressaltar os riscos do uso do cigarro, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Mesmo que os perigos estejam escancarados e estampados nas caixinhas do produto, as pessoas esquecem os riscos. O cigarro causa impotência sexual e é preciso ter cuidado com sua saúde, pois deteriora os pulmões e causa dependência, sem contar as inúmeras substâncias cancerígenas que possui