A curvatura congênita, segundo Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, tem origem genética, e a maioria das pessoas já nascem com a condição, porém só a identificam durante a puberdade. Se trata de um lado do penis se maior ou mais elástico que o outro, levando a um penis torto quando ereto. O Dr. Marco Antonio Quesada conta que pode ser para o lado, para cima ou para baixo e em alguns casos, uma combinação desses tipos.
Marco Antonio Quesada conta que quando o ângulo de curvatura é inferior a 30 graus, a maioria dos homens não busca tratamento pois a relação sexual não é afetada, mas nos casos mais graves a curvatura causa dificuldade e dores na penetração, impossibilidade de relações sexuais, restrição de posições, dores no parceiro(a), ejaculação precoce, além da perda da auto-confiaça.
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que essa condição deixa a genitália exposta a traumas durante as relações sexuais, podendo até mesmo agravá-la. Por isso, um diagnóstico precoce pode, segundo o especialista Marco Antonio Quesada, preparar o jovem para uma correção, não causando consequências traumáticas e comprometedoras no futuro.
Não é possível tratar a condição com medicamentos uma vez que não há traumas ou infecções prévias, porém, existem diversas estratégias cirúrgicas que ajudam a corrigir o pênis curvo, os objetivos são: Alongar o lado curto do Pênis visando igualá-lo ao lado longo, minimizar complicações como hematomas e redução na sensibilidade e resgatar a vida sexual saudável.
O Dr. Marco Antonio Quesada ressalta a importância de se manter atento com a saúde, já que o bem-estar e uma vida saudável são imprescindíveis a todos. Fique atento aos sinais e entre em contato com um profissional capacitado.