A solução apontada para a substituição do uso dos combustíveis fósseis é o que chamamos de biocombustíveis. Segundo o empresário Giovani Dadalt Crespani, tem surgido uma nova dúvida entre os clientes preocupados com o meio ambiente: os biocombustíveis utilizam muita água? Para responder essa pergunta, é interessante que o leitor saiba mais sobre os tipos de combustíveis existentes. Abaixo, leia mais sobre o tema:
O que são biocombustíveis?
Os biocombustíveis são fontes de energia consideradas de caráter renovável por apresentarem baixa emissão de gases poluentes na atmosfera. Geralmente são feitos com materiais como cana de açúcar, milho, mamona e outras matérias primas. Por não saber exatamente quais são, surge a dúvida se os biocombustíveis utilizam muita água.
Hoje, os principais biocombustíveis conhecidos e utilizados são o etanol e o biodiesel. Além de servir para abastecer carros, caminhões e ônibus, eles também são utilizados para a geração de energia através de geradores, reitera o Grupo CPN, empresa especializada em franquias de postos de gasolina.
O que são combustíveis fósseis?
Como mencionado, os biocombustíveis surgiram como uma alternativa aos fósseis que poluem de forma degradante o mundo inteiro. Denomina-se combustíveis fósseis todo o meio de produção de energia que utiliza em sua composição a decomposição lenta de plantas ou animais ao longo de muitos anos.
De acordo com o Grupo CPN, esses restos de matéria orgânica são soterrados e assim ocorre a produção desses combustíveis. Existem três tipos, são eles: o gás natural, petróleo e o carvão mineral e natural.
Os biocombustíveis e a água
Afinal, os biocombustíveis utilizam muita água? Agora que o leitor já sabe quais são os dois maiores meios de gerar combustíveis, vamos as respostas. Para a obtenção de energia de biomassas é necessário o uso de cerca de 70 a 400 vezes mais água que para produzir combustíveis fósseis.
Mas por que se preocupar com a quantidade de água utilizada na produção de biocombustíveis? A CPN Energy explica que há uma preocupação de ambientalistas em como será destruída a quantidade de água para essa produção se o número de nascentes e de água potável vem diminuindo conforme os anos. Além disso, a produção de alimentos irá aumentar, logo, o setor agrícola também defenderá mais água. Como o meio ambiente dará conta de toda essa demanda?!
Críticas ao biocombustível
Além de saber que os biocombustíveis utilizam muita água, os consumidores precisam entender que não são a solução para diminuir a poluição, mas sim uma das soluções, reitera o empresário Giovani Dadalt Crespani. Por isso, é necessário que os países e as empresas do ramo continuem investindo em tecnologias e novas formas de gerar energia sem que o planeta sofra as consequências.