Nem só de samba, futebol, praia e carnaval se faz as belezas do Brasil. O país é recheado de obras arquitetônicas de diversos estilos e deixam os lugares tão bonitos que acabam se tornando cartão de visita. Para Rafael Libman, quando a beleza natural e a arquitetura se misturam, o resultado são verdadeiras obras primas. Além de serem destaque visualmente, os monumentos são, também, parte da história cultural brasileira. Separamos 3 importantes construções que ninguém pode deixar de conhecer.
- Cristo Redentor: Numa alusão a cruz, o Cristo de braços abertos se transformou no cartão de boas vindas a todos os visitantes do Rio de Janeiro. Instalado no alto do morro do Corcovado, é o maior e mais famoso Art Déco do mundo. Para chegar no monumento, há a opção de vans que saem de todos os cantos da cidade ou em um gostoso passeio de trem que atravessa a Mata Atlântica, com duração de vinte minutos. Funciona todos os dias, das 8h às 20h e custa em média 26 reais na alta temporada e fins de semana e 13 reais na baixa temporada. A visitação é gratuita para crianças de até 11 anos ou adultos acima dos 60 anos.
- Elevador Lacerda: Um dos principais cartões postais da Bahia, o Elevador Lacerda foi criado em 1873 como o primeiro elevador do mundo para transporte público, indo entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. Apesar de secular, o monumento é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos. Funciona das 7h às 17h30 e recebe em média 750 mil pessoas por mês. O ingresso custa 15 centavos por viagem e lá em cima é possível apreciar a vista da Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo.
- Teatro Amazonas: é um dos mais importantes teatros do Brasil e o principal cartão postal de Manaus. Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que idealizava a cidade à altura dos grandes centros culturais. Rafael Libman comenta que vale muito a pena conhecer pois é uma construção impressionante, ainda mais se conseguir acesso a todos os andares. É rodeado por restaurantes e bares com uma praça na frente, muito bom de passar o tempo e descobrir um pouco da cultura local.