Muitas pessoas se enganam ao pensar que os exercícios físicos não são permitidos na gravidez. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é importante que as gestantes adicionem em sua rotina práticas que contribuam para a sua saúde e do bebê. Entretanto, algumas atividades físicas não devem ser realizadas nesse período. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura deste artigo!
Exercícios físicos na gravidez
Diversas ações devem estar presentes na rotina de uma gestante para garantir o desenvolvimento saudável do bebê. Além de ter o acompanhamento de um médico, realizar exames de rotina e ter uma alimentação saudável, é fundamental adicionar os exercícios no dia a dia. Através deles, é possível aliviar dores nas costas e demais regiões e se preparar para o parto normal. Interessante, não?
Benefícios das atividades físicas na gestação
Existem diversos benefícios em realizar atividades físicas na gestação. Um deles, por exemplo, é o de aliviar as dores que são comuns nesse período. Além disso, saiba que os exercícios podem ajudar na prevenção de doenças como a diabetes gestacional. O expert em cirurgia ginecológica, Orcione Guimarães Júnior, entende que essas ações podem trazer resultados positivos. Vale ressaltar, que adicionar esta prática na rotina pode ajudar a amenizar os estresse.
Exercícios que não devem ser realizados na gravidez
Apesar dos benefícios, é importante lembrar que existem alguns exercícios que não devem ser realizados durante a gravidez. Além de poder colocar em risco a saúde do bebê, essas ações podem trazer lesões para o corpo da gestante. Uma dessas atividades são os esportes de contato como lutas, vôlei e futebol, os quais podem causar ferimentos na barriga, levando até mesmo a um aborto espontâneo.
Musculação intensa
Outro exercício que deve ser evitado na gravidez é a musculação intensa. Isso porque, carregar peso em excesso pode acarretar em lesões e outros problemas no corpo. Assim é importante não realizar esse tipo de atividade durante o período gestacional. Para o Diretor da Clínica Médica Dr. Orcione Júnior, Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é fundamental prevenir qualquer acidente que coloque a vida da mãe e do bebê em risco.
Crossfit
O crossfit também é uma prática arriscada para as gestantes. Sendo um exercício de alto impacto, ele pode lesionar os músculos e articulações desse público. Além disso, essa atividade pode prejudicar o desenvolvimento saudável do bebê. Por isso, é fundamental que as mulheres evitem esse tipo de esporte durante a sua gestação. No lugar, é interessante realizar yoga, pilates, caminhadas e outras ações mais seguras.
Exercícios indicados na gravidez
Se você está se perguntando sobre quais são os exercícios recomendados na gravidez, saiba que dentre os principais estão a hidroginástica, o pilates, a caminhada e a natação. Todos eles, com menores impactos para o corpo. Por isso, para saber mais informações sobre esse tema, visite o Instagram: @drorcionejunior e site: www.clinicadrorcione.com do Doutor, Orcione Guimarães Júnior, além de entrar em contato através do Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1.