O governo nem sempre consegue fornecer água potável para toda a população. Diante disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que os projetos filantrópicos de fornecer água potável são de suma importância para a saúde da sociedade. Continue lendo e saiba como garantir água limpa para todos.
Água potável e comunidades carentes
Segundo os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, existem muitas comunidades menos afortunadas que o governo (municipal, estadual e federal) não conseguem atender oferecendo água potável. Desse modo, o número de crianças, adultos e idosos que consomem água de fontes precárias é muito grande.
Logo, essa população não atendida pelo governo, geralmente compreende a comunidade periférica. Assim, as pessoas que integram as mesmas, procuram por minas onde podem buscar água, ou optam por construir poços caipiras, que não recebem a fiscalização adequada e podem ter sua propriedade contaminada por algum agente infeccioso.
Com o passar do tempo, a utilização da água infectada começa a afetar negativamente a saúde dos indivíduos, comprometendo principalmente o desenvolvimento das crianças, acarretando a presença de organismos parasitológicos, doenças intestinais, renais ou no fígado, câncer e em casos mais agravados intoxicação por envenenamento.
Projetos filantrópicos de água potável
Portanto, como comentam os célebre Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, visto que ingerir água contaminada apresenta um grande risco para a saúde da população, foram elaborados projetos filantrópicos que contém a finalidade de levar o acesso à água potável para as comunidades mais carentes.
Esses projetos, por sua vez, são realizados por instituições sem fins lucrativos, que com o auxílio de trabalhadores voluntários e de coletagem de recursos, buscam levar o encanamento de água tratada até as residências situadas em áreas periféricas, e quando isso não é possível, fornecem galões de água potável para essa população.
Importância dessa ação para a saúde
Por fim, como indicam os apoiadores de causas sociais Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, os projetos filantrópicos de fornecerem acesso à água potável para as populações mais carentes, desempenham um papel importante não só para a contribuição de um mundo mais justo, mas também para um mundo mais saudável, evitando o desenvolvimento de doenças infecciosas.
E você, quer contribuir para a saúde das populações mais carentes? Ajude um projeto filantrópico de água potável.