Você têm dúvidas sobre quais são as funções realizadas por um gestor hospitalar? Para o Dr. José Admirço Lima Filho, as atividades desempenhadas por estes profissionais possuem grande importância. Isso porque, elas irão garantir que um hospital, seja ele privado ou público, tenha um funcionamento adequado. Por isso, para descobrir as principais tarefas deste campo, acompanhe este artigo até o final!
Mas o que é gestão hospitalar?
Para as pessoas que não conhecem a gestão hospitalar, é importante esclarecer que esta é uma área que abarca todos os assuntos administrativos de um hospital. Desde a compra dos materiais, até a organização dos funcionários, estarão incluídas neste setor. Desse modo, todas as ações desenvolvidas neste campo serão essenciais para que a instituição funcione corretamente.
Quais as funções de um gestor hospitalar?
Nesse sentido, o profissional responsável pela gestão hospitalar terá que desempenhar diversas atividades, como por exemplo, a de cuidar do setor administrativo, lidando com o orçamento, estoque e recursos do hospital. O médico anestesiologista, José Admirço Lima Filho, entende que essa é uma das tarefas mais importantes para a rotina hospitalar. Além disso, outras funções são:
- Gerenciar equipes
Outro papel muito importante desempenhado por um gestor hospitalar é o gerenciamento de equipes, conta o Dr. José Admirço Lima Filho. Aqui, serão realizadas ações como a organização dos procedimentos, a criação de escalas, a administração dos setores que compõem o hospital, dentre muitas outras. Por isso, é fundamental que este profissional tenha a capacidade de lidar com as demandas e se relacionar com os outros colaboradores.
- Administrar os recursos
Como citado anteriormente, será da responsabilidade do gestor administrar os recursos de um hospital, avaliando os materiais e equipamentos necessários e gerenciando o estoque. Para o Dr. José Admirço Lima Filho, isso será fundamental para garantir que todos os procedimentos tenham as ferramentas e materiais necessários.
Quais os benefícios de se tornar um gestor hospitalar?
Agora que você conheceu as principais funções de um gestor hospitalar, uma questão que pode surgir é com relação aos benefícios de escolher esta profissão. Nesse sentido, saiba que a principal vantagem é a alta demanda que este setor possui, uma vez que as atividades desempenhadas por esses profissionais são fundamentais para qualquer tipo de hospital.
Por fim, vale ressaltar que outro ponto positivo será a versatilidade, já que será possível trabalhar tanto em hospitais públicos quanto privados. Para o gestor, José Admirço Lima Filho essa possibilidade pode trazer grandes oportunidades. Ademais, existem algumas clínicas privadas que também costumam procurar por este tipo de profissional.