25.8 C
Brasil
sábado, fevereiro 24, 2024

Conheça as principais áreas de atuação do Direito Público

- Advertisement -spot_imgspot_img

Você sabia que o Direito Público oferece diferentes oportunidades para os seus profissionais? A Dra. Vanuza Sampaio, entende que este é um segmento com diversas alternativas para o público. Isso porque, ele reúne todos os campos jurídicos responsáveis pela esfera pública. Dessa forma, caso tenha interesse no ramo, continue a leitura deste artigo e confira as principais áreas de atuação que ele possui! 

Muitas pessoas não sabem, mas o Direito é basicamente dividido em dois grupos: (I) Direito Privado e (II) Direito Público. Estas duas categorias envolvem as demais áreas, separando-as entre aquelas destinadas aos interesses privados — como o de empresas, por exemplo — e aos interesses públicos. Neste artigo, você irá entender sobre a segunda modalidade. 

Sobre o Direito Público

De modo geral, o Direito Público é o ramo que reúne os segmentos em que os interesses públicos são mais privilegiados do que os privados. Isso significa, que as decisões e normas deste campo serão seguidas a fim de beneficiar o coletivo, algo que não acontece no grupo privado. A fundadora da empresa Vanuza Sampaio Advogados Associados, Vanuza Sampaio, comenta que é importante entender essa distinção. 

Áreas de atuação do Direito Público

Nesse sentido, saiba que o Direito Público possui diferentes oportunidades de atuação para os seus profissionais, especialmente, para aqueles que decidem seguir na advocacia. Uma das possibilidades é a de trabalhar na área administrativa, participando na resolução de conflitos e normatizando a relação entre os indivíduos e o Estado. Além disso, ao optar por esta alternativa será do encargo do especialista contribuir para a preservação do patrimônio público. 

Direito Eleitoral

Outra possibilidade que o segmento público oferece é a de seguir o ramo eleitoral. Ele controla e regulariza as atividades relacionadas às eleições, assim como, a atuação de agentes públicos nos cargos. Para além dos períodos eleitorais, os profissionais desse campo possuem um papel importante em outros momentos. Conforme pontua a advogada, Vanuza Sampaio, é essencial ter especialistas responsáveis por essa esfera. 

Direito Tributário

O Direito Tributário também é uma opção para quem decide atuar na área pública. Ele é responsável por reunir as normas e leis que irão controlar a cobrança de impostos por parte da administração pública. Os profissionais desse ramo podem trabalhar em empresas — oferecendo assessoria jurídica, organizando a parte de tributos e efetuando planejamento tributário —, ou auxiliar pessoas físicas. 

Direito Constitucional

Por fim, outra alternativa que merece atenção é a de seguir na área constitucional. Sendo a base para as demais esferas do Direito, essa é uma alternativa que oferece algumas possibilidades para os seus especialistas. Uma delas, por exemplo, é a de participar dos procedimentos legislativos, criando leis e políticas públicas. Para Vanuza Sampaio, esse é um campo importante para a sociedade. 

Se interessou pelo tema? Então, para saber mais informações visite o site:  https://vanuzasampaio.com.br e Instagram: @escritorio.vanuzasampaio, do escritório que preza pela ética, respeito e honra: Vanuza Sampaio Advogados Associados. 

Ultimas Notícias

Leia também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui