Você sabia que a comunicação assertiva é fundamental para favorecer uma troca eficaz entre os interlocutores? Na percepção de Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One — conjunto formado por mais de 14 empresas atuantes em segmentos variados e relevantes em todo Brasil —, sua prática fomenta o autorrespeito e o respeito ao próximo e, por isso, desenvolver as técnicas de comunicação assertiva na vida pessoal e profissional é tão importante.
É por meio da prática com as técnicas de comunicação assertiva que se pode conseguir resultados favoráveis em sua transmissão da mensagem. Contudo, para saber melhor como aplicá-las, é preciso primeiro compreender a comunicação assertiva e as características que fundamentam esse recurso para utilizá-lo a seu favor.
Definindo a comunicação assertiva
A comunicação é o ato de transmissão da mensagem entre um emissor e um receptor, certo? No entanto, o empresário Mailon de Lara Vaz esclarece que, quando se fala de comunicação assertiva, inclui-se a atitude dessa comunicação, isto é, a forma com que a pessoa expressa suas opiniões, desejos, pensamentos e sentimentos, de maneira clara e respeitosa.
O empresário Mailon de Lara Vaz a considera, portanto, um estilo de comunicação com forte impacto nas relações emocionais e profissionais. Dentre as principais características que compõem a base das técnicas de comunicação assertiva estão: ter postura corporal aberta (comunicação não verbal demonstrando interesse e seriedade); observar e controlar os gestos; atentar-se ao tempo que se ouve e que se é ouvido para aumentar a receptividade e identificar quando, como, quanto e onde se intervém nas conversas.
A aplicação da comunicação assertiva no trabalho é, no parecer do CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, uma maneira de criar um clima adequado por meio da representação de ideias, opiniões e respeito que otimiza as relações internas e externas da empresa. Logo, trata-se da melhor maneira de expressar-se sem que o interlocutor sinta-se agredido ou ameaçado pela sua fala.
As técnicas de comunicação assertiva
Para comunicar-se com clareza, transmitindo sua mensagem com segurança e respeitando os direitos dos outros, é fundamental atentar-se à desenvoltura das técnicas de comunicação assertiva. De acordo com o empresário Mailon de Lara Vaz, existem sete técnicas possíveis de serem aplicadas em diferentes contextos do trabalho, seja com clientes ou colaboradores.
As técnicas de comunicação assertiva são: técnica do disco riscado (repetição de uma mesma fala sem modificar volume, intenção e tom), técnica do nevoeiro (dar razão ao interlocutor sem permitir a continuidade do confronto), técnica para a mudança (técnica da visão global da discussão que visa reduzir o nível de agressividade/frustração), técnica do acordo assertivo (tentativa de acordo não habitual), técnica da pergunta assertiva (ato de responder com uma pergunta que põe o objetivo da conversa como positivo), técnica de ignorar (utilizada de maneira empática durante alteração do interlocutor enquanto se há dificuldade de desenvolver uma conversa construtiva) e, por fim, técnica do adiantamento assertivo (utilizada quando não há capacidade de dar uma resposta ou solução adequada à reclamação no momento).