Além da infecção urinária, a dor ao urinar também pode surgir quando existem problemas como hiperplasia benigna da próstata, tumor na bexiga ou quando se tem pedras nos rins, por exemplo. O Mestre e Doutor em Urologia Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que para se fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado, é necessário ir ao urologista que, segundo os sintomas descritos pelo paciente e uma avaliação clínica adequada, poderá indicar a realização de exames de diagnóstico, como exame de urina. Veja algumas possíveis causas desse incômodo:
- Uretrite
A uretrite, inflamação da uretra, é a causa mais comum de disúria – desconforto ao urinar, seja ardência, sensação de peso, queimação ou pontadas – nos homens jovens, entre 20 e 35 anos e sexualmente ativos. As principais causas são a gonorreia e a clamídia, duas infecções bacterianas sexualmente transmissíveis. Em ambas infecções, além da disúria, o paciente costuma ter, também, um corrimento uretral purulento, que pode surgir de forma “espontânea” ou apenas quando se masturba, principalmente se for em excesso. Além deles, os vírus causadores de HPV e herpes simples também estão envolvidos nas possíveis causas da uretrite.
- Prostatite
A prostatite é uma inflamação da próstata, que provoca um crescimento anormal da glândula, podendo aparecer subitamente (prostatite aguda) ou permanecer dormente por um longo tempo sem apresentar sintomas (prostatite crônica). A doença pode surgir em jovens adultos e não somente em homens da terceira idade.
- Epididimite
A epididimite é uma inflamação do epidídimo – estrutura localizada acima dos testículos que tem a função de armazenar os espermatozóides produzidos – que pode ser aguda ou crônica. Segundo o Doutor Marco Antonio Fortes, grande parte das epididimites são causadas por bactérias e tem uma consequência rara, porém possível, que é a infertilidade em casos muito graves da doença.